sábado, 25 de maio de 2013

A neurocibernética e a teoria de Anokhin

Piotr Kuzmitch Anokhin (1898-1974).


No dia 17 de setembro de 1987, fui convidado para falar no III Congresso Mineiro de Hipnologia e Medicina Psicossomática, realizado no Grande Hotel de Caxambu. O tema era: A neurocibernética e a teoria de Anokhin. O convidado, na realidade, era o meu grande amigo Dr. João Belline Burza, cuja biografia apresentamos na postagem anterior. Na impossibilidade de comparecer, em decorrência de problemas de saúde, o Dr. Burza gentilmente indicou-me para fazer esta palestra. 

Difícil tarefa esta de substituir o Dr. João Belline Burza, profundo conhecedor da Teoria do Sistema Funcional de Anokhin. Burza trabalhou e pesquisou com Anokhin, em Moscou, no Instituto de Fisiologia Normal, da Academia de Ciências da União Soviética, entre 1964 e 1974. Eram grandes amigos e, frequentemente, o Dr. Burza era convidado por Anokhin para passar o fim de semana na dacha (chácara) deste último. Ali, entre outras coisas, como conversar sobre os trabalhos em neurofisiologia (uma precursora das neurociências), conversavam sobre tudo e também ouviam muita música. Ambos eram apaixonados pelas composições de Beethoven, conforme confidenciou-me o Dr. Burza numa de minhas estadas em sua casa, em Ouro Fino, Minas Gerais.

Como eu vinha, há algum tempo, estimulado pelo Dr. Burza, estudando a teoria de Anokhin, discípulo da última geração de Ivan Petrovitch Pavlov, o descobridor dos Reflexos Condicionados, laureado com o Prêmio Nobel de medicina, em 1904, aceitei esta incumbência na certeza de que jamais poderia sequer me aproximar do brilho e do profundo conhecimento sobre tal teoria que o Dr. Burza possuia. Tentei fazer o melhor que eu podia e o resultado apresento aqui, no link abaixo. A qualidade da visualização gráfica do texto não está boa, pois ele foi digitalizado tendo por base o original que se encontra em meu poder e havia sido datilografado. Os caracteres encontram-se um tanto apagados. Entretanto, com esforço, os interessados poderão encontrar aqui uma síntese das teorias de Anokhin. 

Anokhin começou a desenvolver suas teorias ainda na década de 1930, quando trabalhava com Pavlov. Até o seu falecimento, em 1974, sua teoria teve um desenvolvimento extraordinário. Suas idéias se anteciparam às de Norbert Wiener, o criador da cibernética, em aproximadamente 10 anos. Na foto abaixo vemos ambos em um colóquio nos jardins do Instituto de Fisiologia, em Moscou, quando de uma visita de Wiener a Anokhin, em 1961.


Norbert Wiener e P.K. Anokhin, em Moscou, em 1961.



Abaixo segue o link com o texto de minha apresentação (recomendamos abri-lo com o Google Chrome).


https://docs.google.com/file/d/0B9zBbq3OaOaNMXFnZ2Eyb2tuVFk/edit?usp=sharing

O Prof. Konstantin Sudakov foi o sucessor de Anokhin na cátedra de fisiologia e chefe do Instituto de Fisiologia Normal da Academia de Ciências da USSR. Atualmente, apesar de aposentado, continua um ativo pesquisador. Foi ele quem recebeu-me em Moscou, em 1981, para uma visita ao seu Instituto, por intermediação do Dr. Burza. 

Abaixo segue o link de um dos inúmeros artigos científicos publicados pelo Prof. Sudakov em inúmeras revistas mundo afora. Aborda exatamente o tema da teoria dos Sistemas Funcionais de Anokhin. Um excelente texto para os interessados neste fascinante tema. Recomendamos abri-lo com o Google Chrome.

http://xa.yimg.com/kq/groups/28073569/1793269254/name/19+-+Teoria+dos+sistemas+funcionais+na+escola++++++cient%C3%ADfica+de+P.+K.+Anokhin.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário